Dicas e Truques para Facilitar a Montagem de Mobiliário IKEA


O IKEA vende tooodo o tipo de móveis. Para diferentes estilos de decoração, para diferentes usos, da cozinha à casa de banho. Até mesmo as coisas mais pequenas, como o varão para as cortinas e os caixotes do lixo. Por isso, não há dúvida que é tentador passar uma tarde de compras no IKEA e trazer para casa o recheio completo. O pior é mesmo quando chega a parte da montagem, já que os móveis IKEA são conhecidos por serem difíceis de montar. A pensar nisso mesmo, reuni algumas dicas e truques para facilitar a montagem de móveis do IKEA:


  • Compre as ferramentas para aparafusar


A melhor dica para facilitar a montagem de mobiliário IKEA é comprar ferramentas para aparafusar. Os móveis do IKEA têm sempre imensos parafusos para apertar e, se usar só a chave angular que costuma vir com os móveis… vai acabar com dores de pulso! Por isso, não posso deixar de recomendar que compre uma aparafusadora (o IKEA também vende uns kits de montagem com aparafusadora/ berbequim a preços muito simpáticos, entre 15 e 40€). Não só facilita imenso a montagem dos móveis do IKEA, como vai poupar imenso tempo. O melhor investimento de sempre, pelo menos se quiserem mobilar toda a casa com IKEA! 


  • Espalhe todas as peças no chão antes de começar


Uma das coisas que pode facilitar a montagem de mobiliário IKEA é organizar todas as peças no chão antes de começar. O manual de montagem vai apresentar a peça “A” e a peça “B”, mas nem sempre estão marcadas. Portanto, retire tudo da embalagem e ponha todas as peças lado a lado (só deixe juntas as que são iguais). Isto é válido para tudo, até para os parafusos! Quando estiver a montar, isto vai ajudar a perceber logo qual é a peça que está à procura e encontrar tudo com facilidade. Se tiver paciência, até pode arrumar tudo por ordem. 



  • Contrate ajuda para montar os móveis grandes 


Se vai comprar uma cozinha ou um guarda-roupa no IKEA, saiba que é a própria loja que recomenda não montar sozinho. Pelo contrário, devem ser sempre pelo menos duas pessoas a fazer a montagem destes móveis grandes (se contratar o serviço de montagem da IKEA, terá de contratar dois profissionais). Por isso, se vai instalar uma cozinha nova, montar roupeiros, fixar móveis na parede ou outro serviço mais complexo, contrate um serviço de montagem de móveis do IKEA. Como estes profissionais já conhecem bem os modelos da IKEA e têm as ferramentas próprias, podem fazer num par de horas aquilo que lhe ia demorar todo o fim de semana. 



  • Veja o guia todo antes de começar a montar


Às vezes, há pequenos passos que pensamos que podemos saltar. Ou partes em que pensamos “dava mais jeito fazer isto assim e assado” em vez daquilo que o manual sugere. O problema é, às vezes, o que nós achamos que vai facilitar a montagem do mobiliário da IKEA… complica tudo mais tarde. Por isso, recomendamos que veja as instruções de montagem completas antes de se lançar à obra. Isto vai ajudar a perceber melhor a lógica da montagem, as ferramentas de que vai precisar, o espaço necessário, e até pode alinhar as peças pela ordem em que as vai usar. 



  • Compare a informação no site 


Não consegue decidir entre um modelo ou outro? Aconselhamos a que veja as instruções de montagem online antes de decidir. Clique em “detalhes do produto” e faça scroll até encontrar “instruções de montagem e outros documentos”. Essa consulta prévia ajuda a ter uma noção do que o espera e até pode ajudar a desempatar entre diferentes modelos. Se mesmo assim ficar com dúvidas, pode procurar um tutorial no Youtube (basta escrever “how to + nome do modelo”) e com certeza que vai encontrar as instruções em vídeo, que é sempre mais fácil de seguir do que os bonequinhos do manual. 



Tem um móvel do IKEA que começou a desmontar ou que já está em mau estado? Procure aqui um restauro de móveis. Nem sempre é possível arranjar os móveis do IKEA por causa do tipo de materiais que usam, mas tentar não custa. Às vezes até pode encontrar peças suplentes no próprio IKEA! 


0 comentários: